25 de maio de 2016

IV Mostra das Nações: Imagens







IV Mostra das Nações: Projeto



Projeto: Mostra das Nações
Professor: Erivelton Pereira
Local: Extensão da Escola de Educação Básica “Alexandre de Gusmão”
Carga Horária da devolutiva: 10 horas/aula (14h – 21h do dia 19/05)
Período: 02/05/2016 – 19/05/2016
Órgão Proponente: Escola de Educação Básica “Alexandre de Gusmão”
Órgão Executor: Escola de Educação Básica “Alexandre de Gusmão”
Coordenação Pedagógica: Daniela Meurer Goulart
Coordenação Administrativa: Dulcemar Oliveira Pereira
Custo: Em torno de R$ 150,00

O PROJETO

PROBLEMÁTICA
            Como despertar o interesse do educando por aprender Língua Inglesa?
JUSTIFICATIVA
            Aprender está parcialmente relacionado ao interesse de quem recebe o conhecimento. Quanto ao estudo sintático o verbo aprender é um verbo transitivo direto, transitivo indireto e até mesmo intransitivo, o que o torna amplo no significado e utilização. Na verdade como educadores precisamos buscar constantemente o interesse de nossos educandos por conhecer, por ser cientista, por aprender, por conhecimento. Somos multiplicadores do saber, mas especialmente somos um dos canais para este triângulo conhecimento-aprender-ensinar.
            Em acordo com William Shakespeare, quem cedo e bem aprende, tarde ou nunca esquece, quem negligencia as manifestações de amizade, acaba por perder esse sentimento. Para tanto buscar conhecer a cultura de um povo, pode despertar a vontade de aprender. Então para aprender uma segunda língua, o mais provável em despertar o interesse do educando, é necessário conhecer o país que residem seus falantes, então sua cultura, a geografia, a história, enfim tudo que relacione tal povo.
            Como na Escola de Educação Básica “Alexandre de Gusmão” a segunda língua que estudamos é a Língua Inglesa, precisamos conhecer sua história e falantes. No primeiro ano do Ensino Médio, este é um dos conteúdos a ser trabalhado, e o projeto A Mostra das Nações tem este propósito, conhecer e reconhecer os falantes do inglês, desde os primórdios, no período da colonização e em dias atuais, então lançar um olhar sobre os cinco continentes de nosso Planeta. 

23 de maio de 2016


A Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão está participando da II Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma olimpíada científica para estudantes das escolas públicas e particulares do Brasil, desde o 9° ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, o Professor Fabio de Almeida é o representante da Olimpíada na Escola.

A COOBG é gerenciada pelo Prof. Dr. Roberto Greco (Instituto de Geociências - UNICAMP) para a parte cientifica e pelo Prof. Daniel Fonseca Lavouras (Sistema Ortogonal de Ensino - Unidade Porto Alegre) para a parte logística.
Cronograma
Realização da prova competitiva:
  • Primeira fase - de 20 de maio até 23h59 do dia 27 de maio (o aluno pode fazer a prova no dia e horários mais convenientes, e em outro local, não precisa ser a escola), através do link e senha enviado pelo Professor Representante através das tecnologias digitais, a prova tem duração máxima de 3 horas. Observação: será aceita apenas a primeira tentativa de envio da prova de cada aluno, e provas com duração maior que a permitida serão anuladas.
  • Segunda fase - 10 de junho - Será realizada com os classificados na primeira fase, a ser divulgado no blog da Escola, passam para a segunda-fase os primeiros 10 (dez) alunos de cada escola.

Conteúdo da Prova está disponível no endereço <http://www.obg.net.br/material-de-estudo>.

Acesse o regulamento: <http://www.obg.net.br/regulamento>.

20 de maio de 2016

Land Art - Arte da Terra

      Land Art - Arte da Terra (em inglês), propunha uma visão mais ampla da arte, redefinindo suas fronteiras e confrontando-a com a paisagem.
      Trabalho realizado pelos alunos do 9°1, 2 e 3. Professora Daiana Probst do Amaral - Artes.




17 de maio de 2016

Projeto Eleitor Consciente

      No dia 12 e 13 realizou-se em nossa escola uma eleição simulada. Tendo como objetivo conscientizar nosso alunos da importância do voto.
      Concorreram 5 partidos.
Esportes - 91 PESP;
Festas Pop. - 94 PFEST;
Foclore - 95 PFOLC;
Profissões - 93 PPROF;
Ritmos Musicais - 92 PMUS.

      O vencedor com 141 votos foi o partido dos Esportes 91 PESP.
Segue imagens do projeto.







13 de maio de 2016

4ª Mostra das Nações


Convite/ Invitation
LP
Ensinar é viver em harmonia,
Ensinar é colher bons frutos,
Ensinar é aprender a viver e colher!

LEI   
Teaching is to live in harmony,
Teaching is to harvest good fruit,
Teaching is to learn to live and to harvest.

            É com esta ideia que vimos convidar para a 4ª Mostra das Nações da Escola de Educação Básica “Alexandre de Gusmão”. O evento deve acontecer no dia 19 de maio de 2016 das 14h às 21h. As turmas do 1º ano do Ensino Médio efetuaram um estudo sobre a história da Língua Inglesa, bem como sua expansão para todos os continentes do nosso Planeta Terra. Será uma grande satisfação receber a todos na atual extensão da nossa unidade escolar. Esperamos ansiosos por sua visita.
  Professor de Língua Inglesa, Professor Erivelton Pereira e Educandos do 1º ano do EM.