30 de março de 2015

SOCIALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA



Os professores Daiana, Dulcemar, Erivelton, Fabio, Kátia e Marcia, desde Agosto de 2014 estão participando do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina. A partir de várias experiências, obtiveram resultados em relação as TDIC (Tecnologia Digital da Informação e Comunicação).

Segue trabalho realizado na disciplina PLAC 2,onde criamos um fórum para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio. Alguns professores conseguiram desenvolver seus trabalhos e o fórum continuará até final de 2015.  

Arte Indígena



Os objetos e manifestações artísticas indígenas identificam a cultura dos nativos de nosso país, oportunizando aos brasileiros o conhecimento desta cultura tão rica, e principalmente, o aprendizado que deixaram para as gerações atuais e futuras.

Os educandos realizaram a confecção dos objetos indígenas utilizando materiais alternativos ou recicláveis, assim como, realizaram pesquisa sobre determinado objeto para apresentação junto aos demais educandos da turma.

Uma Arte Integrada à Cultura
        Quando dizemos que um objeto indígena tem qualidades artísticas, o fazemos do nosso ponto de vista, e não do ponto de vista do indígena. Para ele, os mais simples objetos usados no dia-a-dia – redes, potes, cestos, etc. – devem ser feitos com muito capricho e perfeição. Desse modo, os objetos são belos porque são bem-feitos, e não por serem obras artísticas.




Pop Art



    Pop Art é o movimento das artes plásticas que usava figuras e ícones populares como temas de suas pinturas. Surgiu em meados da década de 1950, no Reino Unido. Recebeu influências de artistas ligados ao dadaísmo e ao surrealismo.
    Um dos objetivos da Pop Art é criticar o modo de produção do capitalismo. Assim produzia com signos estéticos de cores inusitadas massificados da publicidade e do consumo, usando materiais como gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande. A base das criações compõe: a linguagem da publicidade e da televisão, os quadrinhos, as embalagens industrializadas, a fotografia, os ídolos populares, os produtos descartáveis e a fast-food.
    Pop Art significa Arte Popular. Entretanto, não quer dizer que ela seja feita pelo povo, e sim que ela faz referência à produção para a massa.
    Através de releitura da obra de Andy Warhol: “Marilyn Monroe”, os alunos coloriram imagens/caricaturas de famosos que fizeram sucesso recentemente, ressignificando a Cultura Popular.
Descrição da obra de Andy Warhol:  - Marilyn, o sonho americano, a imagem criada pela indústria, foi tema de Warhol em uma de suas mais famosas séries. E não podia deixar de ter sido: como rei da Pop Art, que tinha por missão justamente a exploração do consumismo, das mídias de massa e da estética de publicidade, Warhol encontrou em Marilyn a essência dos questionamentos de sua arte. Primeiramente em 1962, com As Duas Marilyns, Warhol começou a trazer para discussão o produto que a atriz havia se tornado, com a imagem manipulada pela mídia e transformada em um objeto de consumo. No mesmo ano, aumentou as apostas em As Vinte e Cinco Marilyns, ainda discursando sobre as identidades desmanchadas, e repetiu o processo com Liz Taylor e Jackie O., embora talvez nenhuma delas embleme o tema de forma tão completa quanto Marilyn.
    Reduzida a objeto sexual, escândalos e personagens apáticos, talvez Warhol tenha traduzido mais do que seus próprios questionamentos em sua obra: talvez tenha conseguido traduzir, também, um pouco da própria perturbação interna da atriz, nessa brincadeira de reprodução de imagem até que se borre, se apague, se torne irreconhecível…


    Diante do fato de nossa escola promover anualmente o Festival de Dança, os educandos realizaram leitura e interpretação das obras de Romero Britto, relacionadas à dança, permitindo integrar as obras de Romero Britto e o Festival de Dança em um só contexto, unindo-as em ilustrações.



Trabalho realizado pelas turmas: 9º1, 2, 3 e 4. Tema: Pop Art.

27 de março de 2015

Der Osterbaum

          A chegada da Páscoa nos remete a pensamentos de renovação. A vida se renova a cada dia e a vida se renova a cada Páscoa. Ovos simbolizam a chegada de uma nova vida. As cores alegres e variadas dos símbolos traduzem a alegria com que festejamos a nova vida. Os galhos secos são a tristeza pelo sofrimento e morte de Jesus. No momento de tristeza, encontramos a alegria de comemorar a nova vida. A montagem da árvore de Páscoa, “Der Osterbaum” é um costume que nasceu na Alemanha e que hoje é conhecido e praticado em vários países. 
          Na Alemanha, a Páscoa é preparada com bastante antecedência. O clima frio do inverno propicia o recolhimento ao aconchego do lar. Já que o sol não brilha lá fora, ele deve brilhar dentro de casa. Trazer o sol e a alegria para dentro de casa através das cores alegres das tintas e dos lápis de cores, acompanhados do brilho das purpurinas. Esse é o papel dos trabalhos manuais. Por essa razão, os ovos são decorados com antecedência, ao longo dos meses frios do inverno. A árvore sem folhas é encontrada no jardim de fim de inverno. Ela parece não ter vida, mas, pelo contrário, ela está cheia de vida e em breve vão brotar de seus galhos botões que irão enfeitar o jardim durante todo o verão. A vida apenas espera o momento certo de mostrar sua renovação. 
          Com esse espírito, de cada um contribuir com sua criatividade, sua alegria e suas cores para enfeitar nossa árvore de Páscoa,” Der Osterbaum”, foi idealizada essa atividade para os nossos alunos do sexto ano. E todos foram recompensados pela alegria de ter uma árvore de Páscoa enfeitando a nossa E.E.B Alexandre de Gusmão.

25 de março de 2015

Campanha Solidária


            Os alunos dos Oitavos Anos da escola E.E.B Alexandre de Gusmão de Bom Retiro, promoveram durante uma semana (12-03 até 19-03), dentro da própria escola, a “Campanha Solidária para Arrecadação de Roupas”, cujo lema era: Aqueça o inverno de alguém!

Os 124 alunos trabalharam em uma parceria de inter-salas para a arrecadação, que aconteceu sob a orientação e supervisão da Professora de Formação Bruna Boell Rovaris, das segundas professoras Janaina Kuntze e Iara Deucher, e ainda contou com auxílio de todos os professores, equipe pedagógica, assistentes e diretoria.

A campanha em seu primeiro dia já surpreendeu a todos, e o resultado final foi impressionante, em uma semana foram arrecadas três enormes caixas recheadas de roupas e calçados. Todas as doações obtidas foram encaminhadas ao CRAS - Centro de Referência da Assistência Social de Bom Retiro para seleção e distribuição às pessoas carentes.

A professora Bruna relata que: “a idéia surgiu quando estávamos trabalhando sobre o tema solidariedade dentro de sala de aula, eles precisavam ir além do papel, além da teoria, precisavam sentir na prática como ocorre o ato da solidariedade e seus benefícios, eles realmente se empenharam e conseguiram uma grande quantidade de doações, e, com certeza, os ensinamentos adquiridos através deste ato benévolo jamais serão esquecidos, estou orgulhosa de meus alunos”.

4 de março de 2015

Amigo Oculto de Livros - Sismédio

     Os professores do Sismédio da EEB. Alexandre de Gusmão, através do "Amigo Oculto de Livros", realizado no início deste ano, vem reforçar junto aos educandos e comunidade geral a importância de uma boa leitura.



Clique em "Ver mais" para visualizar todas as imagens.