25 de abril de 2013

Jogos no ensino-aprendizagem da Matemática

     Os jogos possibilitam abordar os conteúdos de maneira lúdica e contribuem para a formação de atitudes e para o desenvolvimento de habilidades, são ainda instrumentos de observação e análise para o professor.

     Sob esta perspectiva, o Professor Marlos Perdoná desenvolve o ensino-aprendizagem da Matemática dos alunos dos 6º anos e 7º anos com aplicação de alguns jogos no computador, como por exemplo:

- 6º ano - Flower Power - ordenar números inteiros, números na forma mista, meios (1/2) e quartos (1/4).



- 7º ano - Piñata Fever - resolver expressões matemáticas que envolvem adição e subtração de números positivos e negativos.





Fotos dos alunos na STE


23 de abril de 2013

Entrega dos Tablets Educacionais

Com o propósito de garantir as condições de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação nos contextos social, acadêmico e escolar, os professores efetivos do Ensino Médio, receberam hoje os Tablets Educacionais do Ministério da Educação.




19 de abril de 2013

IV Noite da Poesia

Em comemoração aos 71 anos da nossa Escola, foi realizada dia 18 de abril na Sociedade Cultural Bonretirense, a IV Noite da Poesia.

Projeto desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes, reuniu apresentações da escola e de diversos outras instituições do município, Escua, Núcleo Municipal São José e Pré-escolar Capistrano e também contou com a apresentação de membros da comunidade. 


Clique em ver mais, para abrir todas as fotos.

17 de abril de 2013

18 DE ABRIL DE 2013

ANIVERSÁRIO DE 71 ANOS DA ESCOLA


PARABÉNS ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ALEXANDRE DE GUSMÃO

71 ANOS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO

ARTES - PROFESSORA DAIANA - ÂNFORAS GREGAS

     Ânforas são vasos antigos de origem grega de forma geralmente ovóide e possuidoras de duas alças. Confeccionados em barro ou terracota, com duas asas simétricas, geralmente terminado em sua parte inferior por uma ponta ou um pé estreito, e que servia sobre tudo para o transporte e armazenamento de gêneros de consumo, tal como a salmoura. Era usada pelos gregos e romanos para conter sobretudo líquidos, especialmente o vinho. Servia também para conter azeite, frutos secos, mel, derivados do vinho, cereais ou mesmo água.

     A palavra "ânfora" vem do latim amphora, que por sua vez é derivada do grego αμφορεύς (amphoreus), uma abreviação de αμφιφορεύς (amphiphoreus), uma palavra composta combinando amphi-("nos dois lados", "duplo") e phoreus ("carregador"), do verbo pherein ("carregar").


(Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82nfora> acesso em 17/04/2013)

     Os alunos do 1º ano da Professora Daiana Probst do Amaral, desenvolveram na aula de Artes pinturas retratando as Ânforas Gregas. Veja algumas fotos:


11 de abril de 2013

Britannica Escola Online

     Britannica Escola Online é um recurso de grande eficácia para pesquisar ou consultar artigos enciclopédicos, vídeos e sites da internet.

     Na Britannica Escola Online, você também pode explorar os Materiais de Aprendizado, o dicionário, o atlas e outros conteúdos.

       Se você quer uma fonte confiável para pesquisa, este é o lugar certo. Clique na imagem para saber mais.


8 de abril de 2013

Manual do Mundo

     O Manual do Mundo é um guia de experiências interessantes que despertam a curiosidade e a criatividade.

     O projeto nasceu como uma série de vídeos no Youtube, mas hoje também são produzidas seções em texto para o site, como a seção Dúvida cruel, além de vídeos educativos que podem ser usados pelos professores ou alunos.

     Os vídeos são apresentados pelo jornalista Iberê Thenório e têm a produção executiva de Mariana Fulfaro.

     Clique na imagem para acessar o site e aprenda se divertindo.




5 de abril de 2013

Portal Pedagógico

     O Portal Pedagógico foi indicado pelo Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC) como uma tecnologia relevante para a melhoria da qualidade educativa. (LEIA MAIS)

Para acessar o Portal Pedagógico, clique na imagem.



Portal Domínio Público

    O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.(LEIA MAIS)

Para ter acesso ao portal Domínio Público, clique na imagem.